Novo vírus tem acessado dados de brasileiros no aplicativo (Por Laura Alexandre) - foto reprodução -
Um arquivo malicioso está se espalhado via WhatsApp e WhatsApp Web para acessar aplicativos bancários e copiar dados de quem usa o aplicativo. Os usuários do Brasil têm sido o alvo principal desse golpe digital com infecção por esse novo vírus. O arquivo é enviado no formato ZIP contendo um atalho (.LNK) e é identificado como Maverick. Nos dez primeiros dias de outubro, a Kaspersky, empresa de tecnologia que desenvolve soluções de segurança para internet, registrou mais de 62 mil tentativas de infecção bloqueadas no país.
Como esse vírus aparece no WhatsApp?
A vítima alvo do vírus recebe uma mensagem via aplicativo com o arquivo em anexo, contendo a seguinte mensagem: "Visualização permitida somente em computadores. Caso esteja utilizando o navegador Chrome, poderá ser solicitado para 'Manter' o arquivo, por se tratar de um arquivo zipado". Ao abrir o arquivo, o vírus começa a atuar. Essa atuação envolve o reenvio do mesmo arquivo infectado para contatos da vítima.
Esse vírus tem a capacidade de identificar e verificar fuso horário, idioma, região e formato de data/hora do sistema. Caso o computador não esteja configurado para o Brasil como país principal, a infecção falha. Ele tem capacidade de monitorar a navegação em sites de bancos, captura de telas e teclas, pode roubar senhas de acesso via telas falsas e roubar tokens.
Como remover um vírus do WhatsApp?
Se identificar mensagens suspeitas via WhatsApp, lentidão ou travamentos em sites bancários, ou alertas do aplicativo de antivírus sobre comportamentos suspeitos na sua máquina, opte por desconectar o computador da internet, realizar uma varredura e limpar todo o sistema operacional do dispositivo. Altere também senhas de e-mail, bancos e WhatsApp.
Utilizar aplicativos seguros de antivírus e manter a autenticação de duas etapas no WhatsApp e e-mail ativadas pode auxiliar na proteção dos dados. (Fonte: Extra)
Notícias FEEB PR