BB RETOMA SUBSTITUIÇÕES TEMPORÁRIAS, APÓS COBRANÇA DO MOVIMENTO SINDICAL




Diante da pressão do movimento sindical, o Banco do Brasil informou, em reunião realizada no final da tarde desta quarta-feira (29), a representação da CONTEC, que as substituições temporárias voltarão a ser autorizadas a partir de novembro.(Por Luiz Francisco Cardoso)

O movimento sindical vem pressionando a direção do Banco, desde que este comunicou, no início de outubro, a proibição de os gerentes da rede acionarem a substituição temporária, nos meses de novembro e dezembro, o que na prática, impedia a designação de funcionários para substituir colegas em férias, abonos, licenças médicas e qualquer outro tipo de afastamento.

Em 2023, o retorno das substituições, foi comemorado como uma conquista histórica da categoria, fruto de anos de luta.
Por essa razão, a decisão do banco de suspender tal possibilidade, deixou os funcionários indignados e descontentes, tendo considerado a mudança de orientação,  um retrocesso.

O banco justificou tal decisão, em razão da   necessidade de "controle e racionalização das despesas administrativas”.
Com a mobilização e o diálogo conduzido pelos negociadores da CONTTEC, o banco reverteu a orientação e confirmou a retomada das substituições já em novembro.

Com relação as substituições no mês de dezembro, o banco afirmou que nunca houve previsão de substituições para esse mês.
No entanto, o tema permanecerá como uma reivindicação da representação dos funcionários.

Importante salientar, que embora o banco tenha tomado essa decisão, sem qualquer negociação com a representação dos funcionários, a insistência do movimento sindical, o demoveu dessa decisão, o que vem demonstrar que sem mobilização e luta, nada se consegue.
Seguiremos cobrando que as substituições sejam garantidas, não só em dezembro, mas durante todo o ano e sem qualquer limitação,  pois não é justo que os funcionários não  sejam remunerados pelo cargo que efetivamente exercem.

O Banco do Brasil, também negou qualquer orientação para impedir que os funcionários tirem férias, afirmando que aqueles funcionários que cancelaram as férias para o mês de  novembro, poderão reagendá-las, entretanto, se tiverem dificuldades, procurem seus sindicatos.
Importante salientar que os negociadores da CONTEC, tem cobrado, veementemente, o agendamento de uma mesa de negociação para tratar com seriedade as metas no BB, que hoje são o maior problema relatado pelos funcionários; as pautas da manutenção da jornada de trabalho de 6 horas; da volta da ajuda de custo de deslocamento para os PSO’s e da retomada do debate de custeio da Cassi. (Fonte: FEEB/SC, nas Mesas de Negociações Salariais BB/CONTEC)

Notícias FEEB PR

COMPARTILHAR