Federação orienta sindicatos a realizarem assembleias sobre assinatura do ACT do Itaú







No último dia 6 (segunda-feira) foi realizada reunião virtual entre dirigentes da Federação dos Bancários do Estado do Paraná (FEEB PR) e dos sindicatos filiados com representantes do Itaú Unibanco, para esclarecimentos sobre os detalhes da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de teletrabalho para o ano de 2025.

Na ocasião, os dirigentes sindicais destacaram a preocupação das entidades sindicais com o fato de que a referida proposta contém a exigência de que os sindicatos validem, a cada seis meses, o "ponto eletrônico", o que poderia, em tese, prejudicar os empregados em casos de eventuais horas extras não pagas/quitadas.  Entretanto, em relação a isso, o representante do Banco, Gustavo, deixou bem claro que os documentos serão encaminhados para homologação dos sindicatos somente após a concordância e assinatura de cada empregado com a exatidão/correção dos dados registrados em seu ponto eletrônico, garantindo que todas as horas extras prestadas foram devidamente  compensadas. Dessa forma, entendemos que haverá maior segurança aos sindicatos no processo.

Além disso, o Banco também deixou claro que somente aceita assinar o Acordo de forma global, ou seja, não é possível assinar apenas determinadas cláusulas do Acordo e outras não. Considerando que o Acordo também inclui a concessão de bolsas de estudo, eventual recusa em assinar o documento certamente deixará de trazer benefícios para os empregados em sua formação acadêmica.

Outro ponto favorável do Acordo diz respeito ao Programa Acolhimento, que proporciona redução de metas aos empregados que retornam de licença saúde, sendo aumentadas progressivamente ao longo de quatro meses.

Por fim, ponderamos que, eventual recusa da proposta por determinado sindicato impedirá que todos os empregados da referida base possam realizar o teletrabalho (home office), o que certamente será motivo de descontentamento para muitos que preferem essa modalidade de prestação de serviços. O Banco também deixou claro que cada funcionário que, por qualquer motivo, não se adaptar ao teletrabalho, poderá solicitar o regresso para o presencial.

Assim sendo, e sopesados esses pontos, a Federação dos Bancários do Paraná orienta os seus sindicatos filiados, a realizarem assembleias presenciais, virtuais ou plebiscitárias, até esta sexta-feira, dia 10, sobre a assinatura do Acordo pelos sindicatos.

PROPOSTA EM VOTAÇÃO
Nestas consultas através das assembleias, os funcionários devem decidir se “aceitam” ou “rejeitam” a proposta em consulta, que traz avanços importantes, como:

  • Redução Gradativa de Metas: No Programa Performance, para bancários que retornam de licença saúde após afastamentos superiores a 180 dias.
  • Negociação Permanente: Garantia de diálogo contínuo sobre os pontos do novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
O novo ACT unifica os seguintes instrumentos vigentes em um único documento:

  • Ponto Eletrônico
  • Teletrabalho
  • Sistema de Controle de Ponto Eletrônico
  • Banco de Horas
  • Bolsa Auxílio Educação
Essa unificação mantém as redações dos acordos anteriores, preservando as vantagens e as obrigações recíprocas estabelecidas.

Vale lembrar também que o referido ACT terá validade de um ano, pode ser renovado ou não pelo movimento sindical.

Minuta ACT Único do Itaú (abaixo para download)

Downloads relacionados

2-minuta-act-unico-itaupdf.pdf

COMPARTILHAR