Devido à não liberação, pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal, das respectivas minutas dos ACTs (Acordos Coletivos de Trabalho) até as 17 horas desta quarta-feira (4), os sindicatos filiados à Federação dos Bancários do Estado do Paraná (FEEB-PR), decidiram adiar o início da assembleia geral extraordinária para as 18 horas desta quinta-feira, dia 5, estendendo-se até as 18 horas de sexta-feira (6), quando serão votadas as propostas desta campanha salarial 2024 da Fenaban (bancos privados), do BB e da Caixa.
Com este adiamento, a votação dessas propostas será iniciada às 18 horas desta quinta-feira (5), estendendo-se até as 18 horas de sexta-feira (6), de forma virtual/online.
Vale lembrar que a votação será em separado dos bancos privados, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, pelo link que será disponibilizado nesta quinta-feira.
COMO VOTAR
Bancários associados: basta clicar no link e inserir o CPF e dar continuidade à votação;
Bancários não associados: deverão clicar inserir o CPF o programa vai dizer que não consta o CPF quando o programa orientará para que o votante se cadastre e proceda à votação.
Vale lembrar que as propostas da Fenaban (bancos privados) e do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal podem ser acessadas no site da Federação e dos Sindicatos.
A Contec (Confederação Nacional dos Bancários) indica a aprovação da proposta da Fenaban (bancos privados) e das propostas da Caixa e do Banco do Brasil.
De acordo com a última proposta obtida pela Contec da Fenaban, nas cláusulas econômicas a categoria terá reajuste de 4,64% nos salários e demais verbas, incluindo vales alimentação (VA), refeição (VR), auxílio creche/babá e participação nos lucros e resultados (PLR) neste ano, para um INPC estimado de 3,91%, o que daria um ganho real de 0,7%. Para 2025, o aumento real será de 0,6% para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas.
O ganho real de 2024 e 2025, portanto, será de pelo menos 1,31%, podendo ficar acima disso a depender do INPC de agosto, que será divulgado pelo IBGE somente em 10 de setembro.
Gladir Antônio Basso Presidente da Federação dos Bancários do Paraná e do Sindicato dos Bancários de Cascavel, fala sobre o adiamento das assembleias.
(Assista vídeo no download abaixo)