Federação dos Bancários do Paraná retoma filiação ao Dieese




Em reunião ampliada realizada esta semana, os Conselhos Consultivo e de Representantes da Federação dos Bancários do Estado do Paraná (Feeb-PR), juntamente com dirigentes dos sindicatos filiados, aprovaram a filiação da entidade ao Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). “É uma decisão importante e que representa a retomada da parceria entre a Feeb-PR e o Dieese após alguns anos”, frisou Gladir Basso, presidente da Federação e do Sindicato de Cascavel.

Gladir também enalteceu a importância de ter o apoio do Dieese na constante defesa dos direitos da categoria bancária. “O trabalho desenvolvido pelo Dieese contribui com as negociações e ações do movimento sindical. Sabemos do papel importantíssimo desempenhado por este Departamento e com esta união deixamos o movimento sindical e a categoria bancária ainda mais fortalecida”, frisou Gladir.

O DIEESE
O Dieese atua em temas relacionados ao mundo do trabalho e às políticas públicas; assessora e subsidia entidades em relação ao processo de negociação coletiva. Os principais serviços oferecidos são:

- Assessoria presencial às entidades sindicais nas mesas de negociação com entidades patronais, empresas e governos;
- Estudos salariais e simulações;
- Participação em eventos (assembleias e reuniões);
- Análise de políticas econômicas, de desempenho de empresas ou de setores, perfil dos trabalhadores, conjuntura econômica, perdas salariais e outras;
- Acompanhamento e análise do processo orçamentário público;
- Alocação de equipe dentro das entidades sindicais, para executar plano de trabalho específico para essas instituições, em unidades chamadas subseções;
- Preparação e planejamento de campanha salarial e do processo de negociação coletiva público e privado.


Os técnicos do Dieese participam de aproximadamente 1.000 rodadas de negociação por ano. Também assessora as entidades sindicais em inúmeros fóruns nacionais e internacionais, nos quais são debatidos os mais diversos assuntos socioeconômicos de interesse dos trabalhadores.
Por meio da área de assessoria, o DIEESE disponibiliza técnicos para trabalhar dentro das entidades sindicais, se houver demanda.

Desde a fundação, o Dieese realiza pesquisas que disponibilizam informações sobre salários, custo de vida, mercado de trabalho, perfis de categorias profissionais e de setores, greves, perfil socioeconômico dos trabalhadores, acordos e convenções coletivas, entre outros. Alguns desses levantamentos são regulares, outros são especiais, desenvolvidos por demanda de entidades sindicais ou parceiras.

Notícias Feeb Pr

COMPARTILHAR