CORONAVÍRUS - Movimento sindical cobra da Fenaban testagem a todos os bancários e estabilidade no emprego




(Foto: Divulgação)
Claudecir Souza, Gilberto Leite e Gladir Basso

Em videoconferência realizada esta semana, o movimento sindical cobrou da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na oportunidade representada pelo diretor de Políticas e Relações Trabalhistas, Adauto Duarte, a testagem em todos os bancários para detectar a Covid-19.

O pedido deve-se ao agravamento de casos dentro das agências, já que os sindicatos estão recebendo denúncias de trabalhadores infectados, e os bancos não estão realizando testes para identificar outros casos nestas unidades, tendo em vista que algumas pessoas são assintomáticas e podem transmitir a doença para outras. Por isso, o movimento sindical está cobrando dos bancos a testagem em todos trabalhadores, a nível nacional.

Também foram tratados na reunião outros assuntos de importância da categoria bancária, dentre eles, o pedido feito aos bancos da estabilidade no emprego ou mecanismos que dificultem as demissões sem justa causa no período da pandemia.

O diretor da Fenaban, Adauto Duarte, recebeu as reivindicações que serão levadas aos bancos. “Reconhecemos a importância da mesa de negociações da Contec e Fenaban”, destacou Adauto.
Pelo Paraná participaram desta reunião por vídeo, o presidente da Federação dos Bancários do Estado e do Sindicato de Cascavel, Gladir Basso, o presidente do Sindicato de Maringá, Claudecir de Oliveira Souza e o presidente do Sindicato de Ponta Grossa, Gilberto Lopez Leite.

CAMPANHA SALARIAL 2020
A Contec realizará o XLVIII Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais Bancários e Securitários, dentro da Campanha Salarial 2020, no dia 21 de julho por videoconferência. É neste encontro que sairá a pauta de reivindicações unificada dos bancários de todo o País que será entregue aos bancos.

Ainda dentro da campanha salarial deste ano, Gladir Basso informa que o Encontro de Dirigentes Bancários do Sul (reunindo os três estados do Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) ocorrerá dia 9 de julho, também por videoconferência. Já a entrega da minuta nacional à Fenaban está agendada para 23 de julho.

COMPARTILHAR