Contra demissões no Bradesco, moções de repúdio se espalham por Osasco e região




Foto: Seeb SP
Câmaras de vereadores de Osasco e Carapicuíba já aprovaram moções de repúdio contra as demissões no banco, apresentadas respectivamente pelas vereadoras Dra. Régia e Profa. Cida; Outra moção foi protocolada na Câmara de Embu das Artes, pela vereadora Rosângela Santos

O movimento sindical, sempre ao lado dos bancários, está em luta contra o processo de demissões iniciado pelo Bradesco, que já afetou centenas de trabalhadores e fere o compromisso público assumido pelo banco de não demitir na pandemia.

Para denunciar esta questão e pressionar o banco a negociar, os protestos nas ruas e redes; mobilização dos trabalhadores; e articulação de apoio para a luta entre autoridades públicas e na sociedade como um todo. Nesta última frente de atuação, a pressão sobre o banco tem aumentado consideravelmente. As câmaras de vereadores de Osasco e Carapicuíba já aprovaram moções de repúdio – apresentadas, respectivamente, pelas vereadoras Dra. Régia (PDT) e Profa. Cida (PT) – contra as demissões no Bradesco. Em Embu das Artes, a vereadora Rosângela Santos (PT) também protocolou moção de repúdio contra os cortes.

Moção protocolada em Embu das Artes
De acordo com o dirigente do Sindicato de SP Valdir Fernandes, conhecido como Tafarel, o apoio de vereadores e outras autoridades públicas é fundamental para a defesa dos empregos dos bancários do Bradesco. “Quando uma câmara municipal aprova uma moção de repúdio, a nossa luta ganha mais força e nossas denúncias mais alcance, maior visibilidade. E isso é fundamental para pressionar o banco a negociar e interromper este descabido processo de demissões. O Sindicato agradece às vereadoras Dra. Régia e Profa. Cida, assim como aos demais vereadores de Osasco e Carapicuíba que apoiaram as moções, e também à vereadora Rosângela Santos, de Embu das Artes, pela iniciativa de apresentar moção de repúdio."

“Não existem razões para que um banco, considerado a empresa de capital aberto mais lucrativa da América Latina, demita trabalhadores em plena pandemia. Enquanto o Bradesco não interromper este processo de demissões, vamos fortalecer cada vez mais as nossas ações contra os cortes”, acrescenta.  

Em entrevista ao portal Visão Oeste, Dra. Régia, autora da moção de repúdio de Osasco, cidade onde está localizada a sede do Bradesco, é essencial que neste momento, em meio a uma pandemia, emprego e renda sejam preservados.  “Portanto, qualquer demissão nesse momento é algo devastador (...) Não existe razão para tamanha desumanidade, frente as elevadas cifras lucrativas que apresenta o Bradesco”, diz a vereadora.

“Considerando que todo o crescimento econômico do Bradesco apresentado recentemente é o resultado construído pelos trabalhadores do banco diariamente. Trabalhadores estes que, neste momento tão delicado do país e do mundo, não podem ser demitidos. Não existe qualquer razão para tamanha desumanidade. Estamos falando de vidas, famílias, não de números”, enfatizou a vereadora Prof. Cida, por sua vez, na moção de repúdio aprovada pelos vereadores de Carapicuíba. (Fonte: Seeb SP)


COMPARTILHAR