Contec discute com o Santander o trabalho em home office




Videoconferência realizada terça-feira entre a Contec e o Banco Santander - Foto: Divulgação -

Foi realizada reunião terça-feira (30), por videoconferência, da Contec (Confederação Nacional dos Bancários) com o Banco Santander. Durante a video,  a vice-presidente do Banco, Vanessa Lobato, afirmou que o trabalho home office, embora não prejudique o bancário e seja muito relevante, não resolve todas as necessidades do empregador. Pelo Banco, participou também  Fabiana Silva Ribeiro, diretora de RH.

Vanessa disse ainda que não há política de demissões na empresa, vez que continua mantido o compromisso de garantia do emprego durante a pandemia, juntamente com os demais bancos, sendo que na rotina administrativa ocorrem demissões pontuais e admissões, incluindo a abertura de novas agências, enquanto outros bancos estão fechando.

Na reunião, o presidente da Federação dos Bancários do Estado e do Sindicato de Cascavel, Gladir Basso, questionou sobre o fato de que alguns gestores do Santander vêm omitindo informações e tomada de posição sobre o afastamento e testagem de funcionários em agências onde são registrados casos positivos do coronavírus.

Sobre isso, Fabiana Ribeiro disse que os funcionários têm à sua disposição instrumento que permite registrar tudo sobre a covid-19 e encaminhar isso à área de RH do Banco, sem precisar passar obrigatoriamente pelo gestor da agência.

Quanto às pesadas cobranças de metas e performance adotadas pelo Banco, o Santander esclareceu que têm sido normais as práticas adotadas, sem extrapolação, especialmente no atual pandemia do novo coronavírus. E que o Santander aprova e entende saudável e produtiva a realização de reuniões iguais a esta, de 15 em 15 dias, a partir da segunda quinzena de julho, com participação dos sindicatos interessados e filiados às federações da base da Contec.

O Banco informou ainda que atendeu pedido da Contec, mantendo o trabalho home office por mais 15 dias e fazendo avaliação a cada duas semanas.

Em caso de fatos em que o gestor tente omitir ou impedir afastamentos devido à pandemia, e a tomada de posição em relação à higienização das agências, a Contec pede que isso seja denunciado aos sindicatos, para que sejam tomadas todas as providências.

O Paraná participou da videoconferência através do presidente da Federação dos Bancários do Estado e do Sindicato de Cascavel, Gladir Basso, e Douglas Cristiano Reino e Veridiany de Vicente Pinotti, diretores do Sindicato de Maringá.

COMPARTILHAR