COVID-19 Governo atende movimento sindical e inclui bancários na vacina prioritária




No início da tarde de hoje (6), o Ministério da Saúde informou a inclusão da categoria bancária entre as prioridades do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. De acordo com o Ministério, até o final da semana o informe técnico que incluiu a categoria será formalizado com a inclusão dos bancários e dos trabalhadores dos Correios.
Esta decisão atende reivindicação das entidades sindicais, entre elas, a Confederação Nacional (Contec), as federações e sindicatos filiados – como a Federação do Paraná (Feeb-PR) e o Sindicato de Cascavel. “É uma conquista importante para preservar a saúde e a vida desses trabalhadores do sistema financeiro, uma atividade considerada essencial por estar na linha de frente no atendimento à população”, afirmou Gladir Basso, presidente da Feeb-PR e do Sindicato de Cascavel.
O Ministério da Saúde receberá as informações da distribuição da categoria pelos estados para a encaminhar as doses de vacina para serem aplicadas nos postos e unidades de saúde de cada local, a partir da semana que vem.
“Vale lembrar que desde o final do ano passado o movimento sindical bancário se mobilizou para a inclusão da categoria entre as prioridades da vacinação contra o coronavírus. Foram feitas reivindicações neste sentido ao Ministério da Saúde, aos governadores, prefeitos e câmaras municipais”, frisou Gladir Basso.

COMPARTILHAR