Problemas no Itaú são discutidos com o Sindicato de Cascavel




Diretores do Sindicato dos Bancários de Cascavel e Região participaram sexta-feira (22), por meio virtual, de reunião com  Gustavo Fernandes Barbosa, coordenador de Relações Sindicais do Itaú; Mário Lúcio Iacopino Ferraz, analista de Relações Sindicais Sênior do Banco; e Carlos Henrique Ramos Castro, analista de Relações Sindicais Pleno do Itaú. Pelo Sindicato participaram o presidente Gladir Basso, o vice-presidente Laerson Vidal Matias e os diretores Gilmar Unser e Edimilson Palma.

No encontro, o Itaú se comprometeu a fazer um levantamento e dar retorno sobre o aumento excessivo das metas, assédio moral, sobrecarga de trabalho e demissões nas agências digitais e em outros departamentos.

Crédito imobiliário
As modificações constantes na área, e novos modelos de trabalho com o Full BPO, estão causando sobrecarga e exaustão dos funcionários para atender as necessidades do banco. Sem tempo hábil para cumprir as metas no horário de trabalho, os bancários são obrigado a fazer hora extra.

Projetos e reestruturações são constantes nos locais de trabalho, gerando insegurança, adoecimentos, afastamentos e pedidos de demissão, porque os funcionários não aguentam a pressão, a sobrecarga de trabalho e a cobrança exacerbada por metas.

Em junho de 2017 o Itaú tinha 847 clientes para cada empregado. Em junho de 2021 essa relação subiu para 1.001 clientes para cada empregado, um aumento de 18,2%. Por outro lado, o banco tinha 81.252 funcionários em junho de 2017 e 85.611 quatro anos depois, aumento de 5,4%, segundo as demonstrações financeiras do banco. Os dados reforçam a sobrecarga de trabalho no banco que lucrou R$ 18,5 bilhões só em 2020.

Esperamos que o banco traga soluções imediatas e que os problemas sejam resolvidos o mais breve possível. Não somos contra mudanças, desde que sejam realizadas com responsabilidade.

Os trabalhadores devem procurar o Sindicato caso os problemas persistirem. O sigilo é garantido.

Procure o Sindicato
O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Deixe seu contato no Sindicato, pelo fone 45-3225.3536, whatsapp 45-99972.2106 ou pelo e-mail sindibanc@uol.com.br.

Homologações
Ainda na reunião, os dirigentes do Sindicato questionaram em relação às homologações, para que essas sejam retomadas e realizadas no Sindicato. O Banco ficou de estudar a matéria. Enquanto isso, o Sindicato orienta que, os funcionários que solicitarem demissão ou que sejam dispensados, ou ainda por aposentadoria, antes de realizar as suas homologações, que entrem em contato com o Sindicato, para que os dirigentes sindicais e o Departamento Jurídico possam acompanhar os cálculos, os valores e as verbas rescisórias.

USO
Com relação ao USO, o Banco vem adotando esse procedimento em larga escala, e uma das distorções consiste em que o funcionário, quando deslocado para outro município, deve bater o cartão-ponto a partir da sua residência, e não como é feito hoje, batendo o cartão na agência de destino, ficando em desacordo com a legislação trabalhista. O Itaú ficou de retornar sobre o assunto.

METAS
Os dirigentes do Sindicato também questionaram sobre as metas abusivas atribuídas aos funcionários, bem como em alguns casos, a cobrança sistemática, se transformando em assédio moral e exposição de funcionários por força da venda de produtos, provocando o desconforto no ambiente de trabalho. O Banco ficou de analisar o tema.

DEMISSÕES
O Sindicato questionou o alto número de desligamentos efetuado pelo Itaú, bem como as transferências compulsórias. O Banco vai fazer uma análise desses assuntos.

CANAL ABERTO
O Sindicato, que participa permanentemente, ao longo dos anos, de negociações coletivas, mantém também um canal aberto com a diretoria de RH de cada banco. Isso ocorrer inclusive no Itaú, não só no COE, mas também no contato permanente. (Fonte: Seeb Cascavel)

Notícias Feeb Pr

COMPARTILHAR