Itaú crava fechamento de 21 agências em BH e atinge em cheio correntistas em 2024




Itaú, Santander, Bradesco, entre outros bancos, têm migrado os serviços para o digital (Por: Lucas Brito) - foto Paulinho Costa feebpr - 

O Itaú segue entre as mais importantes instituições financeiras do Brasil. Já são mais de 100 milhões de clientes e fortunas movimentadas diariamente através dos serviços oferecidos.

Porém, nos últimos anos, o fechamento de diversas agências pegou correntistas e poupancistas de surpresa. Esse movimento também atingiu o Bradesco, Santander e o Banco do Brasil, que decidiram mudar as estratégias internas.

Segundo o site Meio & Mensagem, incluindo todas marcas, entre 2020 e 2022, cerca de 2.500 bancos físicos foram fechados. Inúmeros profissionais teriam sido mandados embora ou tiveram que ser realocados pelas empresas.

Já de acordo com o Sindicato dos Bancários, somente o Itaú fechou 21 agências físicas em Belo Horizonte e nas regiões próximas da capital de Minas Gerais. Isso, aliás, aconteceu dentro de 18 meses, considerando 2023 e o primeiro semestre de 2024.
 
Mas, qual o motivo?
Nenhuma justificativa exata foi dada a respeito dos fechamentos, mas acredita-se na migração para os serviços digitais, já que, no mesmo período, a empresa obteve nada menos que R$ 19 bilhões de lucros.

Mas, como apontou a publicação, o marketing online tem crescido bastante entre as instituições, incluindo o Itaú, Santander e outros concorrentes do setor. Através dos aplicativos e perfis nas redes sociais, eles têm atendido um alto número de usuários.

Hoje, o Nubank, que ainda é novato no mercado em relação aos outros rivais, já se iguala aos mais tradicionais no número de clientes. O foco deles tem sido totalmente digital, fazendo com que os antigos se atualizem cada vez mais no que devem servir nas plataformas.
 
Afinal, quais os maiores bancos do Brasil em  números de clientes?  

Dados levantados pelo BC em 2024:


Caixa Econômica Federal: 151,9 milhões de clientes;
Bradesco: 106,5 milhões de clientes.
Itaú Unibanco: 100,6 milhões de clientes;

Em contrapartida, os bancos que mais ganharam clientes este ano:

Nubank: 11,51 milhões;
Mercado Pago: 5,76 milhões;
Original: 5,73 milhões;
Inter: 4,76 milhões.

Conclusão
Apesar da diminuição no número de agências, para virar cliente do Itaú, ainda é necessário levar os documentos de identificação e comprovante de residência a um dos postos oficiais. Ao todo, são mais de 4,3 mil pontos de atendimento no Brasil e exterior. (Fonte: TV Foco)

Notícias FEEB PR

COMPARTILHAR