Idosa é levada de maca para fazer prova de vida e ação gera revolta contra Bradesco




Idosa é levada de maca para fazer prova de vida e ação gera revolta contra Bradesco. Entenda por que a senhora foi obrigada a ir ao banco (Autor Ana Luisa) - foto divulgação -

Uma idosa foi levada de maca para uma agência de banco para fazer a prova de vida. De acordo com familiares, a senhora faz hemodiálise e não teria condições de ir até o local. Entretanto, funcionários disseram que essa seria a única forma dela manter o benefício.

Situações como essa são revoltantes, mas não incomuns. A prova de vida é uma exigência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para que os beneficiários continuem recebendo as suas aposentadorias e pensões.

Em 2023, o INSS soltou uma portaria em que assumia a responsabilidade pela realização das provas de vida. Agora, a prova será feita com a ajuda da tecnologia e não mais de forma presencial.

Entretanto, a novidade não impediu que uma agência do Bradesco exigisse a presença da beneficiária para comprovar que ainda estava viva. Por isso, a idosa é levada de maca com a ajuda da família.

Idosa é levada de maca para fazer prova de vida
De acordo com familiares, tudo começou quando eles foram ao cartório renovar a procuração para receber o benefício da senhora. Entretanto, a informação dada a eles foi de que a renovação só poderia ser feita depois que a idosa fosse à agência.

A neta da senhora afirma que procurou os funcionários do Bradesco explicando a situação. A idosa possui saúde frágil e precisa fazer hemodiálise três vezes por mês. Como a cidade não oferece esse serviço, ela precisa se deslocar até outro município.

Os funcionários se negaram a ir até a residência da beneficiária fazer a prova de vida. Assim, a idosa foi levada de maca pela família até a agência do Bradesco. A família gravou o momento e postou nas redes sociais e fica clara a indignação de todos com a situação.

Situação não é novidade
Idosa que é levada de maca para comparecer a uma agência bancária para fazer prova de vida não é novidade no Brasil. Até 2020, a prova de vida precisava ser feita pessoalmente. Assim, vários cidadãos passavam por situações como essa.

Com as mudanças nas regras do INSS, espera-se que os beneficiários não precisem mais se deslocar para comprovar que ainda estão vivos. (Fonte: Seu Crédito Digital R7)

Notícias Feeb/PR

COMPARTILHAR