CAIXA - Sindicato de Cascavel promove ato público nesta sexta-feira em defesa da Funcef




CAIXA - Sindicato de Cascavel promove ato público

nesta sexta-feira em defesa da Funcef

O Sindicato dos Bancários de Cascavel e Região convida todos os funcionários da Caixa Econômica Federal a participarem de ato público em defesa do patrimônio da Funcef (Fundação dos Economiários da Caixa), a ser realizado nesta sexta-feira (18), a partir das 9 horas, em frente à Agência Centro, em Cascavel.

A manifestação se deve ao momento de grande turbulência porque vem passando a Funcef, exigindo do funcionalismo vigilância deste que é o seu patrimônio.

SOBRE A CRISE NA FUNCEF

O cenário de déficits que ronda o Fundo de Pensão, Funcef, atingiu proporções alarmantes nesses últimos 5 anos e já supera, perigosamente, 30% de todo o patrimônio do Fundo: 2,78% do nosso Benefício (Saldado), já está sendo descontado do nosso contra cheque desde o mês de maio de 2016, por longos 17,4 anos, relativo ao Equacionamento do Déficit do ano de 2014.

Mais 7,86%, perfazendo o total de 10,64%, já estão programados para serem descontados dos contracheques, por longos 211 meses, relativo ao Equacionamento do Déficit do ano de 2015;


O déficit do ano de 2016 ultrapassa os 5 bilhões de reais, que terão de ser equacionados (pagos pelos participantes) a partir do ano que vem (2018), o que leva a presumir uma taxa de equacionamento para o ano de 2016, de cerca de +6% ou acima disso.

Se isto fosse o fim do assombro e de tantos sobressaltos, poderia haver até ter um respiro, doloroso, mas, um respiro de alívio!

Mas, não, o cenário de déficits na Funcef teima em fazer levar uma vida de pesadelos e sobressaltos.

Para os participantes do Reg/Replan Saldado, a Patrocinadora Caixa, após recusa inicial, se vê obrigada a dividir a conta do déficit, meio a meio, com os participantes.

Entretanto, escora-se nas leis e regulamentos dos Planos de Pensão para não contribuir paritariamente no pagamento do Déficit do Plano Reg/Replan não Saldado, obrigando os participantes dessa modalidade de Plano de Pensão, ao pagamento de Contribuições Extras, com taxa superior aos 20%, somente para o Equacionamento do Déficit do ano de 2016 (primeiro equacionamento para essa modalidade), por longos anos.

Esse novo aporte de + 7,86%, programado para ter início de pagamentos pelos participantes (Saldado) da Funcef, no dia 20/07/2017, encontra-se adiado, provisoriamente, muito pela pressão massivamente exercida por milhares de participantes de todo o Brasil, junto ao presidente e diretores da Funcef.

MAS, ATÉ QUANDO ESSE ADIAMENTO VAI DURAR?

Infelizmente, a Funcef, nos últimos anos passou a frequentar cotidianamente, páginas policiais e manchetes jornalísticas, expondo sua imagem em meio a verdadeiro lamaçal de desmandos e investimentos com finalidades, no mínimo, controversas, a exemplo da CPI dos Fundos de Pensão e a recente Operação Greenfield.

Certo é, que diversos ex-gestores da Funcef se encontram arrolados em indiciamentos, em procedimentos de investigação, da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, eis que, citados como atores envolvidos desse cenário de déficits e do ambiente controverso vivenciado pelo Fundo de Pensão há mais de uma década.

Não cabe aqui, acusação sem provas, apenas citação de fatos de domínio público.

Decorre desse tipo de fato e dos números do patrimônio da Funcef, a extrema indignação de todos os empregados ativos e aposentados da Caixa, participantes desse Fundo de Pensão, ao serem chamados para pagar a conta, impagável, do déficit!

Resta somente a força do grito de “desesperança".

De jeito nenhum!

Os empregados não são responsáveis pela gestão (ou má gestão!) dos investimentos dos recursos amealhados com nossas contribuições durante todos esses anos de existência da Funcef!

Desde sempre, a Área de Investimentos da Funcef esteve na mão da Patrocinadora Caixa, através de diretores indicados, inclusive todos os diretores presidentes da Diretoria Executiva, e todos os presidentes do Conselho Deliberativo (CD), que já passaram por lá!

Nunca os participantes foram chamados sequer a opinar sobre a aplicação dos próprios recursos previdenciários, e agora, estão sendo chamados para pagar a conta do deu errado!

Muito injusto para os participantes, até mesmo, vir a dividir essa conta com a Patrocinadora Caixa!

A Patrocinadora Caixa tem que ser 100% RESPONSÁVEL POR ESSA CONTA!

Em 20 de fevereiro de 2017, de forma independente, um grupo de economiários, com o aval de milhares de participantes, esteve em Brasília, às próprias expensas, em um movimento apartidário, de protestos contra todos esses descalabros, levando essa indignação e farta documentação para a Funcef, Caixa, PGR, PF e MPF, que, por si só, demonstram a cobrança, aos participantes , dessa conta injusta.

Necessário se faz repetir esse movimento de indignação, agora, nas principais cidades do Brasil,

É neste dia 18/08/2017.

Não se pode deixar “passar em branco” essa data.

Essa triste situação do  Fundo de Pensão atinge a todos os participantes, Assistidos e da Ativa!.

O movimento deste dia 18 é independente, porque pretende ser totalmente apartidário, com uma única "bandeira", a BANDEIRA da FUNCEF, sem qualquer tipo de preferências ou paixões políticas e sem vínculos associativos de representações de classe.

GALERIA DE FOTOS

CAIXA - Sindicato de Cascavel promove ato público nesta sexta-feira em defesa da Funcef - Galeria de Imagens

COMPARTILHAR